Páginas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Passeios com lanche




Dando continuidade a sugestão que apresentei ontem, que consistia em fazer uns passeios por locais que nos possibilitam apaziguar as nossas almas alvoraçadas, devido ao turbilhão de acontecimentos que teimam em nos querer roubar a tranquilidade, decidi presentear-vos com uma sugestão de uma bola de carne, que vos acompanhara na lancheira. Podereis assim saboreá-la, quando a fome apertar, no meio do vale, no caminho que leva a serra ou  no miradouro onde não sabemos se comemos ou admiramos a paisagem. Assim apresento a receita que tem pouco de difícil mas de resultado apreciável. 

Bola de carne à moda da minha mãe
Bola de carne

Ingredientes:
1 Kg de farinha Espiga sem fermento
6 Ovos
1 Caneca de leite (almoçadeira)
1 Caneca de óleo (igual a do leite)

1 Caneca de água morna
50 g de fermento de  padeiro
300 g de fiambre aos cubos ou fatiado
200 g de bacon aos cubos ou fatiado
200 g de salpicão aos cubos ou fatiado.
Preparação:
Numa bacia coloque a farinha e adicione a caneca do leite, os ovos e  a caneca do óleo, amasse (sugiro que o faça com as mãos, ou seja meter as mãos a massa, porque também o pode fazer com uma batedeira desde que ela seja robusta, uma vez que a massa fica bastante consistente.) para que a massa fique macia e sem grumos. Por fim adicione o fermento de padeiro já desfeito na caneca de água morna e amasse mais um pouco até que a massa esteja macia. Cubra a bacia com um pano e deixe repousar durante 1 hora, para levedar.
Depois de levedar, há duas alternativas para rechear a bola, ou mistura a carne na massa aos cubos e coloca-a num tabuleiro, previamente barrado, de forma muito ligeira com manteiga, ou então espalha uma camada de massa, coloca as fatias da carne e finaliza com a massa restante. Pode dividir a massa em mais que uma camada. Leve ao forno, pré aquecido, durante cerca de 50 minutos. Pode verificar a cozedura com um palito, para evitar que fique demasiado seca.

Bons passeios e bons momentos.

3 comentários:

Rui Pascoal disse...

Essa da receita ser pouco difícil...
Está visto, "quem tem uma mãe tem tudo", até bola.
:)
Bom Fim-de-Semana!

Felipa Monteverde disse...

Copiei, qualquer dia experimento.

Graça Sampaio disse...

Já copiei a receita. Até porque estas bolas são muito apreciadas cá em casa.

Obrigada.