Páginas

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Saudades de mim!



Igreja de Santa Cruz do Douro
Sentir saudades de um tempo que passou, só pode significar que vive-lo  valeu a pena.
Ao arrumar os meus livros que amo cada um deles sem distinção, recordações da minha infância me assaltaram quando peguei mais uma vez na "Cidade e as serras" de Eça de Queirós e também no "Fanny Owen" de Agustina Bessa Luís.
Só anos mais tarde descobri  que os  caminhos que calcorreei na minha infância, tinham sido perpetuados  nas paginas destes livros. Esses caminhos que vós falo, ficavam bem junto da escola e do adro da igreja onde aprendi o abecedário e os primeiros conceitos aritméticos. O caminho de Jacinto que Eça de Queirós fala no livro e que sobe serpenteando pela encosta do vale, desde a margem direita do rio Douro e que foi trilhado por Jacinto e José Fernandes até à Quinta de Tormes, hoje em dia pode ser percorrido como itinerário  pedestre, uma vez que se encontra convenientemente tratado e limpo de forma a permitir uma visita e um conhecimento, in loco,  sempre importante para quem tenha interesse.
Casa do Lodeiro - Baião
No decorrer do seu percurso, vale a pena ter em atenção a Quinta do Lodeiro, ao fundo do vale, a qual via todos os dias sem lhe atribuir grande importância, sabendo no entanto, anos mais tarde, que a mesma havia sido palco de um acontecimento trágico relacionado com a historia de Fanny  Owen e José Augusto Pinto de Magalhães relatado por Camilo Castelo Branco, na qual também é interveniente. Camilo escreve esta historia, em crónicas de jornal e menciona-a também, de forma breve, no seu livro “O Santo da montanha”. Esta historia deu origem ao livro que atrás referi escrito por Agustina Bessa Luís, tendo proporcionado a  Manuel de Oliveira   a realização de um filme ao qual atribui-o o título de “Francisca”.
Pena é que um local com   interesse cultural esteja ao abandono, quer por parte dos proprietarios quer pelas entidades do município.
De qualquer forma deixo esta sugestão que poderá ser uma leitura interessante, ou então um excelente  passeio primaveril a freguesia de Santa Cruz do Douro no concelho de Baião. Neste contexto terá sempre a enorme vantagem de poder conciliar  a dita visita cultural, a uma inebriante visita gastronómica. Que  mais não seja, esperimentar a ementa queirosiana servida na "Casa do labrador" da Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do douro, de onde se destaca o arroz de favas.
Desejo a todos boas e entusiasmantes leituras e memoráveis passeios.

3 comentários:

Rui Pascoal disse...

Ora seja bem aparecido!
As sugestões são tentadoras...

Graça Sampaio disse...

Há que tempo não vinha aqui! E é bom vê-lo de novo e às suas belas paisagens.

Bom fim de semana.

Unknown disse...

Boa tarde

Por acaso não sabe a quem pertence neste momento a casa do lodeiro?

Obrigado